Você acabou de criar um site e quer saber como colocar sua empresa no Google gratuitamente?Porém, lembre-se que a ideia é que sua empresa apareça na primeira posição e não na página 20 ou 30, senão ninguém vai ver.Você deve saber que, para o algoritmo do Google, os sites são diferentes e é difícil para um site mal projetado alcançar o primeiro resultado no mecanismo de pesquisa.
Para deixar o site da sua empresa mais visível e melhor no Google, separamos aqui as melhores técnicas e estratégias!
Como o Google funciona?
Antes de aprender como colocar sua empresa no Google gratuitamente, é interessante entender como o Google funciona.
O Google é principalmente um banco de dados onde o Google coleta várias informações para cada página: endereço (URL), conteúdo, imagem, título, links internos e externos…
Para isso, uma série de fatores são considerados, mas são totalmente confidenciais.
Essas informações permitem que o Google determine quando e quais páginas devem aparecer nas páginas de resultados (SERPs) com base nas pesquisas.
Entre os fatores considerados, o conteúdo é muito importante, e o Google tem requisitos cada vez mais altos para a qualidade do conteúdo.
Por isso, é preciso disponibilizar conteúdos de alto valor agregado, ou seja, textos que respondam às dúvidas dos internautas, sempre com o objetivo de proporcionar a eles a melhor experiência possível.
Como fazer com que a sua empresa apareça no Google com Relevância
Se seu objetivo é colocar sua empresa no Google gratuitamente, existem algumas dicas e estratégias que você precisa colocar em prática.
Descubra como colocar minha empresa no Google gratuitamente abaixo:
Google meu Negócio
O Google Meu Negócio é um serviço gratuito, uma página que representa o seu negócio.
Você pode adicionar seu endereço, número de telefone, horário comercial e incorporar fotos, vídeos e outras informações úteis. Os internautas podem, portanto, consultar esses dados.
Isso possibilita que sua empresa apareça no Google gratuitamente e reforce sua marca onde quer que você atue.
Além disso, você pode integrar o Google Maps para facilitar a localização de seus clientes em potencial.
É importante manter as informações do seu negócio atualizadas, e hoje ter um perfil no Google Meu Negócio dobra as chances do seu negócio aparecer no Google.
Otimize o Site da Sua Empresa
Lembre-se que seu site deve ser conhecido e indexado pelo Google e, para agilizar o processo, vale a pena investir na compra de backlinks de alta qualidade dos principais portais ou blogs do seu nicho.
Ou seja, obtenha um link para seu site em outro site. Essa é uma prática muito utilizada por grande parte das empresas.
Ao descobrir esse link, o Google encontrará seu site e o colocará em seu banco de dados.
A razão é simples: quando você tem um backlink de alta qualidade apontando para o seu site, isso mostra ao Google que seu site é confiável e que vale a pena informar aos internautas.
Escrevendo para a Web
Este é um passo essencial, e uma verdadeira arte, porque você tem que escrever um texto que agrade não só os humanos, mas também os bots do Google.
Se o seu texto for mal elaborado tanto semântica quanto estruturalmente, é provável que ninguém tenha acesso às informações que você está tentando transmitir.
Portanto, reserve um tempo extra para criar conteúdo exclusivo e de alta qualidade, pois essa é uma das maneiras mais eficazes de aparecer no Google.
O primeiro passo é entender quais palavras-chave seus potenciais clientes inserem para encontrar seu produto ou serviço.
Se você deseja resultados mais rápidos, concentre-se em palavras-chave de baixa pesquisa e palavras-chave de cauda longa.
Ao escrever novos artigos regularmente e em abundância, você terá mais chances de aparecer na primeira página dos mecanismos de pesquisa.
Torne seu site acessível para dispositivos móveis
Os dispositivos móveis respondem por mais da metade do tráfego global da Internet.
Você sabe, os usuários não gostam de visitar sites que não são compatíveis com seus smartphones.
Além disso, o Google gosta que seus usuários sejam felizes.
Assim, se o Google considerar que seu site não responde, você perderá várias posições e ainda corre o risco de ser penalizado.
Acelerar o carregamento da página
Além de sites responsivos, o Google também considerou a velocidade e a fluidez do site.
O tempo de carregamento de uma página tem impacto direto no comportamento do usuário. Quanto mais rápido for o seu site, mais tempo os internautas permanecerão no seu site.
Quanto mais tempo as pessoas passarem em seu site, mais o Google o mostrará nos resultados de pesquisa.
Ao tornar o carregamento do seu site mais rápido, você pode melhorar a experiência do usuário, outro critério que o Google considera ao classificar sites.
O design intuitivo também é importante para que o usuário encontre facilmente o que procura.
Conclusão
Mesmo conhecendo todas essas estratégias de como fazer meu negócio aparecer no Google gratuitamente, saiba que esse é um trabalho contínuo.
Isso porque sua empresa pode estar na página um hoje e pular para a página 50 em um piscar de olhos.
Então, para garantir uma presença forte e duradoura no Google, atualize sempre seu perfil do Google Meu Negócio para atrair potenciais clientes para o seu negócio.
Não se esqueça: uma das chaves para colocar sua empresa no topo do Google é o conteúdo.
Com uma estratégia clara, seu site vai subindo gradativamente nos resultados de busca, desde que você respeite as boas práticas e tenha um pouco de perseverança.
Mas uma coisa é certa: vale a pena!